como-estudar-para-concurso

Como estudar para concurso?

Como estudar para concurso?

Existe segredo? Mas é claro que sim! E ele se encontra na etapa que chamo de “zero” ou “ponto base” que a maioria de nós não dá a mínima atenção.

Um dos principais problemas que verifico nesse tema é que a interdisciplinaridade não é devidamente explicada nas “super dicas para passar em concursos”. Embora elas contenham, de fato, excelentes técnicas, são pobres em informações que dizem respeito ao candidato. Focam apenas na técnica e não na preparação do ser humano envolvido no processo. E essa é a lacuna que precisamos fechar.

Obviamente que as dicas objetivas são bem vindas. Seria hipocrisia de minha parte dizer que não é necessário ter bons materiais, plano de estudos e outros “macetes”. Também sou adepto ao bom uso dessas ferramentas e as indico aos meus alunos. O cerne da questão consiste na etapa que pulamos, a preparação pessoal do candidato.

Basicamente, queremos construir um grande edifício mas, sem se preocupar com a qualidade do alicerce.

Antes de iniciarmos qualquer projeto, devemos nos preparar direito, olhar para o nosso interior e nos conhecer melhor. Avaliar nossas ações, emoções, sentimentos e, a partir de uma interação bem intima com o subconsciente, iniciar um processo de reprogramação mental.

Noventa e nove por cento de quem você é está invisível e intocável. R. Buckminster Fuller

A boa nova é que, todos aqueles que acreditam e compreendem a dinâmica da reprogramação do seu subconsciente, melhoram exponencialmente seus resultados. E não estou dizendo que isto se aplica tão somente à seara dos estudos. A partir de simples mudanças de hábitos você se sentirá muito melhor, mais inteligente, disposto, saudável e feliz.

A melhor notícia mesmo é que, a partir desse aprimoramento, você assume as rédeas do seu destino de forma definitiva e, sem recaídas, que é o elemento mais importante. Por isso, a mudança deve surgir bem de dentro, para ser perene.

Vamos praticar as primeiras mudanças?

  1. Assuma a culpa das suas derrotas, fracassos e problemas. Pare de culpar os outros. Sei que vai levar um tempo pra você assimilar isso mas, quando conseguir exercitar essa “arte”, passe para o segundo passo.
  2. Monitore diariamente seus pensamentos. Quando observar que está sendo negativo a respeito de algum assunto ou pessoa, interrompa. Só alimente pensamentos que lhe façam sentir bem.
  3.  Ajude mais pessoas no seu dia a dia. Quanto mais pessoas você atingir com o bem, mais retorno de coisas positivas você terá. Fato.

    O propósito da nossa vida é acrescentar valor à vida das pessoas desta geração e das gerações seguintes. 

    R. Buckminster Fuller


  4. Agora que você já está, digamos, numa versão “melhorada” de si mesmo, exercite a capacidade de resolver os seus problemas. Pare de empurrar suas responsabilidades para os outros. Pare também de chamar outras pessoas para resolver coisas que, com um pouquinho de boa vontade você resolveria. Isto vai fazer você crescer muito, você não faz ideia.
  5.  Admire o sucesso e ele olhará para você! Quando você se deparar com uma pessoa que se deu bem em algum segmento, não tenha inveja, jamais fale mal dela.  Treine a capacidade de elogiar pessoas de sucesso. Se o seu pensamento mais íntimo é sentir raiva de quem é bem sucedido, então, bem lá no seu subconsciente, você está focado no fracasso.

Um pouco de técnica e motivação

Agora sim, se você conseguiu chegar até aqui, você está realmente focado na mudança, no crescimento constante. Leia mais sobre esse assunto, assista vídeos, busque melhorar enquanto pessoa. Você se sentirá muito mais preparado e disposto.

Quanto a técnica propriamente dita referente a concursos públicos, vamos continuar nossos estudos, com toda a certeza. Vou compartilhar no próximo post e vídeo aula, um modelo de plano de estudos para que você tenha condições de se orientar melhor em meio a tantas matérias.

Clique aqui e baixe grátis um plano de estudos para o Banco do Brasil.

Enfim, desejo de verdade uma boa jornada de estudos, leia bastante, faça exercícios mas, antes de tudo isso, procure fortemente estar bem.

Seja a melhor companhia para você mesmo.

Espero você no próximo artigo ou vídeo aula. Conte sempre comigo!

Bons estudos. Força, foco e fé!

professor-fabiano-abreu

 

Fabiano Abreu

Fabiano Abreu

Funcionário público, professor de informática graduado em análise de sistemas.

Tema: Como estudar para concurso? O que acontece comigo?

Deixe seu comentário (acione "F5" se der algum erro)

Precisa de ajuda?