Este curso é parte da apostila Excel 2016 e Calc (preparatória para concursos).
Para mais detalhes, clique aqui.
Aula 03
Instalação, folha de cálculo e funções básicas – Aula 03
Assista a videoaula desse artigo
QUAL PROGRAMA OU VERSÃO DEVO UTILIZAR?
Isso vai depender de alguns fatores como, a empresa que você trabalha, o programa já instalado na sua máquina ou, do edital do concurso que você pretende prestar.
O interessante é que você conheça os dois softwares, pois todas as variáveis que apontamos no parágrafo anterior podem sofrer alterações e você poderá ser pego de surpresa.
O que podemos afirmar é que ambos possuem interface simples e amigável, o que possibilita uma interação humano-computador muito eficiente. Caso você ainda não possua habilidades com nenhum dos programas, tudo bem, continue os estudos. Após exercitarmos bastante e resolvermos várias questões de concursos, você será capaz de elaborar planilhas incríveis, que vão facilitar em muito sua vida, tanto no âmbito profissional, quanto pessoal.
Em relação ao Excel ou qualquer outro aplicativo do suíte Microsoft Office, recomendamos que utilize (para estudar) uma versão igual ou superior ao Office 2007. Este suíte foi um marco na Microsoft. A partir dele é que ocorreu a substituição da “barra de menus” pela “faixa de opções”, que agrupa as ferramentas por categorias. Com essa mudança, a maioria das bancas passou a elaborar questões relacionadas a nova interface gráfica.
Instalação, folha de cálculo e funções básicas
Quanto ao LibreOffice Calc, até então não houve mudanças relevantes em relação a essa temática. Ele permanece com a tradicional barra de menus. Pelo menos até a versão 5.1.4.2 de 2016. (Atualizamos para a versão 5.3.4 durante a gravação da videoaula no final deste artigo).
Como se trata de um software gratuito e leve, recomendamos a instalação da versão mais recente. Para tanto, basta acessar o endereço https://pt-br.libreoffice.org/, baixar e instalar. Simples assim. O passo a passo da instalação é explicado na videoaula no final o artigo.
Caso sua instalação seja diferente das mencionadas acima e você não pretenda atualizá-la, ainda assim você poderá realizar o curso com sua versão atual. Isto porque, as funções são, na sua essência, as mesmas. A interface é o item que mais sofre mudanças e as ferramentas podem mudar de lugar. É claro que os desenvolvedores sempre procuram adicionar alguns recursos para tornar os aplicativos mais atraentes, contudo, com a base que você terá neste estudo, a adaptação a outras versões será muito tranquila. Posso lhe garantir que a área de maior cobrança nas provas e no dia a dia de um usuário do Excel ou Calc é na utilização das fórmulas e manipulação dos valores na folha de cálculos. Isto, faremos exaustivamente, até que tudo lhe torne muito familiar.
COMO INICIAR O EXCEL OU CALC NO MEU COMPUTADOR?
MICROSOFT EXCEL
No Windows 10, clique na logomarca do Windows localizada na parte inferior esquerda do monitor (Botão do menu Iniciar) e clique em “Todos os aplicativos”.
Na sequência, clique em “Excel” que estará posicionado em ordem alfabética.
No Windows 7, clique na logomarca do Windows localizada na parte inferior esquerda do monitor (Botão do menu Iniciar), na sequencia clique em “Microsoft Office” e, por fim, no nome do programa ”Excel”.
LIBREOFFICE CALC
No Windows 10, clique na logomarca do Windows localizada na parte inferior esquerda do monitor (Botão do menu Iniciar) e clique em “Todos os aplicativos”.
Na sequência clique em “LibreOffice” que estará posicionado em ordem alfabética e vá até o aplicativo “Calc”.
No Windows 7, clique na logomarca do Windows localizada na parte inferior esquerda do monitor (Botão do menu Iniciar), na sequencia clique em “LibreOffice Calc”.
APRENDA O “PULO DO GATO”
Acione simultaneamente as teclas “logomarca do Windows + R” (WinKey + R). Será exibida uma janela para digitação de texto, então:
- Para abrir o Excel digite a palavra excel e acione enter.
- Para abrir o Calc digite a palavra scalc e acione enter.
Se nenhuma dessas dicas funcionou, possivelmente seu computador não tenha o Excel ou Calc instalados. Dessa forma, entre no site oficial da Microsoft e adquira o aplicativo, ou procure uma loja de informática de sua confiança para instalação de uma versão licenciada.
SEÇÃO ANÁLISE DE QUESTÕES
FCC/2008 MPE/RS
Dada a fórmula =(A1+B1+C1+D1)/4 contida na célula E1 de uma planilha Excel, para manter o mesmo resultado final a fórmula poderá ser substituída pela função
(A) =MÉDIA(A1:D1)
(B) =MÉDIA(A1;D1)
(C) =MÉDIA(A1+B1+C1+D1)
(D) =SOMA(A1;D1)/4
(E) =SOMA(A1+B1+C1+D1)
Resposta durante a análise da videoaula abaixo:
Assista a videoaula desse artigo
Veja mais artigos e videoaulas grátis!
Curso Excel 2016 e Calc grátis. AULA DE APRESENTAÇÃO
Como estudar para concurso? O que acontece comigo?
Correção comentada prova INSS 2016 CESPE
Curso Excel 2016 e Calc grátis
Professor de informática para concursos, funcionário público, graduado em análise e desenvolvimento de sistemas.
Aula 3
Aos 19:18 o senhor não colocou a letra B no seu exemplo (B) =MÉDIA(A1;D1) , me deixou confuso pq ela também deu 10.
e assim ficaram os resultados, já que E1 é a fórmula da questão =(A1+B1+C1+D1)/4.
10
10
10
40
5
40
(A) =MÉDIA(A1:D1)
(B) =MÉDIA(A1;D1)
(C) =MÉDIA(A1+B1+C1+D1)
(D) =SOMA(A1;D1)/4
(E) =SOMA(A1+B1+C1+D1)
Manoel Rodrigues Dornelas Jr, obrigado pela observação. Vamos lá!
O método de substituição foi utilizado para ilustrar algumas possibilidades dentro da folha de cálculo, porém, logo na questão (B) =MÉDIA(A1;D1) que deixei de analisar ocorreu uma coincidência nos valores que inseri na planilha, pois, MÉDIA(A1;D1) no caso em tela, seria o mesmo que (10 +10) / 2, e o resultado será realmente 10.
Contudo, mesmo com essa coincidência, essa questão não caberia recurso, vez que, se mudássemos os valores da planilha, na maioria dos casos o resultado seria diferente e, em alguns casos, poderia coincidir sim.
Tente mudar valores para testar direto no Excel ou Calc que você vai perceber que em alguns casos vai chegar ao mesma média e, outros não.
Em resumo, a questão pede para verificarmos a média de quatro elementos, ou seja, soma-se quatro valores qualquer, pega-se o resultado e divide por quatro. Na questão B, a média foi aplicada em dois elementos apenas. A depender dos valores inseridos, a média poderia realmente coincidir.
Para resolver essa questão, a banca cobrou conhecimento da função média associado a operadores de referência (diferenciar ponto e vírgula de dois pontos).
Ainda bem que você observou, espero ter tirado sua dúvida e a de demais estudantes.
Obrigado!