Apostila de informática Auditor-Fiscal Federal Agropecuário - Médico Veterinário

Aula 1 Informática para Auditor-Fiscal Federal Agropecuário – Médico Veterinário

Informática para Auditor-Fiscal Federal Agropecuário – Médico Veterinário

Aula 1 Informática para Auditor-Fiscal Federal Agropecuário – Médico Veterinário

Apostila de informática Auditor-Fiscal Federal Agropecuário - Médico Veterinário

Vale a pena estudar informática para:

Auditor-Fiscal Federal Agropecuário – Médico Veterinário?

 



Resolvi escrever esse post após ler essa pergunta em uma página de rede social. Então, vamos lá!

Com qual autoridade escrevo a respeito desse assunto?

Sou funcionário público há 14 anos e, além disso, dou aulas em cursinhos preparatórios, faculdade, estado, Internet, enfim… Tenho contato frequente com ex-alunos já concursados e também milhares de concurseiros que estão no processo. Ou seja, já faz um tempo que estou nesse ramo.

Vou falar aqui especificamente para o concurso do MAPA -Auditor Fiscal Federal Médico Veterinário.

Em primeiro lugar, esta é uma das melhores oportunidades da sua carreira pois, ser Auditor Fiscal Federal é um dos maiores sonhos dos concurseiros.

  • Paga-se muito bem;
  • O serviço é reconhecido;
  • Seu status é muito alto;
  • Tem muitos benefícios, etc, etc, etc…

Por isso mesmo, muitas e muitas pessoas tem estudado há anos para alcançar uma vaga dessas, porém, meus amigos, minhas amigas, AQUI ESTÁ A VANTAGEM, vocês são veterinários (ah tá, sério?). O que quero dizer é que a grande massa dos concurseiros profissionais não vão concorrer com vocês, esse cargo é muito específico, então, quem tiver o “algo a mais”, está dentro!

As matérias específicas, todos estão estudando, mas informática, muitos deixam de lado porque acham que sabem.  Na verdade, nesse ponto é que vejo muitos afundarem, em vários concursos. (por isso me procuram).

Existe um abismo muito grande entre fazer tarefas no computador e fazer provas de informática, acredite.

Recomendo que você não deixe qualquer matéria de lado. Faça seu plano de estudos e pegue muito firme nessa reta final.

Fique tranquilo que vou lhe ajudar nessa tarefa. Montei uma série no meu canal com foco nesse certame e vou postar vídeos até a véspera da prova. Fiquem ligados que a qualquer momento volto com novidades.

Estudem o artigo da Aula 01. Logo na sequencia vou iniciar os vídeos.

Quero que me conte quando tudo der certo, tudo bem?

Forte abraço e bons estudos.

VAMOS CONHECER A GRADE DE INFORMÁTICA – O QUE SERÁ COBRADO NESSA PROVA?

Vamos conhecer os cinco assuntos que a banca ESAF selecionou para o concurso de Auditor-Fiscal Federal Agropecuário – Médico Veterinário e fazer algumas considerações básicas. Durante o curso, iremos analisar muitas questões, sobretudo, da ESAF. Temos que entender o “estilo” dessa banca para buscarmos o melhor resultado possível.

  1. Sistema operacional: ambientes Windows.

Como a banca não definiu a versão do Sistema Operacional a ser cobrada, vamos apresentar uma visão geral sobre o tema, sem aprofundar em uma versão específica. Óbvio que algumas considerações sobre novidades e diferenças pontuais entre uma versão e outra serão comentadas. Todo o estudo será complementado com análise de questões sobre as versões do Windows 7, 8 e 10, pois estas, são as mais recorrentes nas últimas provas.

  1. Conceitos de Internet e Intranet.

2.1. Utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos associados a Internet e Intranet.

Assunto importante que aparece com muita frequência nas provas. Além da teoria geral do assunto e análise de questões, vamos explorar bastante as siglas como URL, WWW, FTP, TCP, IP, DNS, entre outras, para que você tenha autonomia para interpretar as questões durante a prova.

  1. Ferramentas e aplicativos de navegação, de correio eletrônico, de busca e pesquisa.

A banca não indicou um navegador específico. Por um lado, isso é bom, pois tudo indica que será cobrado algo mais genérico sobre o tema. Vamos analisar questões recentes sobre correio eletrônico e browser, bem como, pontuar assuntos que são comuns entre eles.

  1. Aplicativos para edição de textos e planilhas, geração de material escrito e multimídia (BrOffice e Microsoft Office).

Agora a banca quer saber se o candidato conhece as duas principais suítes de escritório do Mundo! Microsoft Office (mais conhecida e utilizada) e seu concorrente, BrOffice.

Nesse caso, as bancas tentam confundir o candidato quanto as principais diferenças como extensão dos arquivos, teclas de atalho e a famosa barra de menus, que sofreu drástica diferença pela Microsoft.

Em resumo vamos estudar o Word e Excel (da Microsoft) e o Writer e Calc do BrOffice (LibreOffice, que é a versão atual).

Não se preocupe que fizemos um esquema bacana para apresentar as duas plataformas. Com um pouco de teoria e análise de questões tudo ficará muito claro.

  1. Conceitos de organização e de gerenciamento de informações, arquivos, pastas e programas.

Esse assunto meio que se mistura como item 1Sistema operacional: ambientes Windows nas questões de prova. Vamos estudar esses dois capítulos na sequência, e fazer um fechamento interessante para que você consiga entender a relação entre Sistema Operacional e suas aplicações.

Agora que já vimos o que teremos pela frente, mãos à obra!


 

PDF - Completa
Clique ma imagem para comprar esse PDF.

SISTEMA OPERACIONAL: AMBIENTES WINDOWS

 

Este assunto é bem mais amplo do que a maioria dos candidatos pensam. Basta dar uma olhada nas últimas questões de concursos alusivas ao tema para que possamos nos certificar que as bancas pegam pesado no quesito Windows. Isso porque a disciplina envolve conhecimento de hardware e software; este, ainda mais amplo no campo dos concursos, pois abrange a interface gráfica e detalhes dos programas, como, por exemplo, localização de ferramentas, teclas de atalho e painel de controle. Vamos procurar dar ênfase no que você realmente precisa saber para fazer provas e gabaritar. Esse é o objetivo, então, mãos à obra.

Para definirmos com precisão o termo Sistema Operacional (S.O.), precisamos ter um conhecimento prévio sobre software e hardware.

Mesmo sabendo que um sistema operacional pertença a categoria dos softwares, vamos verificar que, para leitura e interpretação das questões de prova, temos que dominar também o assunto hardware. Vamos as definições:

Hardware é a parte física do computador, o que é tangível (teclado, mouse, CPU, placa de vídeo, drive de DVD). Essa definição por si só não é suficiente para resolvermos questões de concurso, por isso, um pouco mais adiante, vamos detalhar esse assunto.

Software é a parte lógica de um sistema. São instruções desenvolvidas para gerenciar o funcionamento do computador, ou seja, são os programas.

Podemos dividir os softwares em três categorias:

  • Software Básico – programa fundamental para colocar o computador em funcionamento. Exemplo: Windows, macOS e Linux.
  • Software Utilitário – também conhecido como software de sistema, justamente pela função de apoiar e complementar os trabalhos do sistema operacional (software básico). Ex.: Compactadores de arquivos, antivírus, desfragmentadores de disco, drivers.
  • Software Aplicativo – programa desenvolvido com foco no usuário. Visa uma interação mais amigável entre homem e máquina, para que ele tire maior proveito possível do computador como, por exemplo, digitar textos, montar planilhas, ouvir músicas e apresentar eslaides.

Firmware e Driver

Vamos dar uma pincelada rápida nesses dois softwares, pois são muito cobiçados pelas bancas.

Firmware é um conjunto de instruções operacionais gravadas no hardware de alguns dispositivos. Para facilitar a vida do concurseiro, podemos defini-lo como software embarcado na peça, pois ele é gravado em um chip de memória ainda na fábrica, e suas informações vão definir a versão do hardware e suas funções.

Esse programa difere dos demais já apresentados pois trata-se de um sistema que, normalmente, o usuário comum sequer sabe da sua existência, principalmente, pelo fato dele não constar na lista de programas instalados como, por exemplo, Word, Excel e Adobe Reader. Para verificar a versão de um firmware de determinado hardware e atualizá-lo, há necessidade de um procedimento um pouco mais avançado.

Na verdade, não é recomendável que um usuário comum (com conhecimentos básicos de informática) tente atualizar um firmware, pois ele pode acabar por comprometer o funcionamento da peça.

Um exemplo de atualização que os usuários comuns tendem a arriscar é do drive de CD/DVD. Embora pouco utilizado nos dias de hoje, um drive de CD/DVD que apresenta problemas para rodar um disco pode ser reparado, na maioria das vezes, com a atualização do seu firmware. Na internet existem vários artigos que ensinam o procedimento. Contudo, se algo der errado, pode ser irreversível. Agora imagine atualizar o firmware da sua placa mãe sem o devido conhecimento? O prejuízo poderá ser ainda maior.

Driver

São softwares que possibilitam a comunicação entre a camada de hardware e kernel (sistema operacional). Hoje em dia os sistemas operacionais como Windows 7, 8 e 10 já trazem na sua biblioteca uma série de drivers que irão possibilitar uma comunicação bem eficaz com placa mãe, leitores de CD/DVD, portas USB, placa de rede, etc.

Antigamente, para se conectar um simples “pen drive” no seu computador, era necessário instalar o driver apropriado, caso contrário, ele não seria reconhecido.

Via de regra, os hardwares mais comuns como impressoras, mouse, teclado, monitores irão funcionar automaticamente, sem a necessidade de instalação de novos drivers.

Observação: Embora os sistemas operacionais tenham uma biblioteca de drivers cada vez mais completa, eles não fazem parte do kernel, apenas auxiliam e complementam o sistema operacional.

CURIOSIDADE!

Falamos de DRIVE e DRIVER. Conseguiram perceber a diferença?

Drive sem o “R” é hardware.

Driver com “R” é software.

Veja como isso pode ser cobrado em provas:

IESES 2014 IFC-SC Cargo: Contador

Os drivers são exemplos de:

a) Software de sistemas

b) Software aplicativos

c) Intranet

d) Hardware

Questão excelente ao nosso ver.

Cobrou dois conhecimentos distintos sobre o tema.

Primeiro o candidato precisa entender que driver (com “R”) é um software.

Em segundo lugar, para eliminar a letra B, é preciso conhecer a divisão dos softwares, como já explicamos nesse capítulo.

Resposta correta. Letra A

 

Gostaria de ter a apostila completa desse material?

 

PDF
Clique na imagem para comprar!

 

 

Assista a videoaula desse artigo

 

 

 

 

 

Veja mais artigos e videoaulas grátis, clique aqui!

 

professor-fabiano-abreu

 

Curso Excel 2016 e Calc grátis


Fabiano Abreu CEO Informática e Concursos

Fabiano Abreu

Professor de informática para concursos, funcionário público, graduado em análise e desenvolvimento de sistemas.

Professor em Informática e Concursos

contato@fabianoabreu.com

Deixe seu comentário (acione "F5" se der algum erro)

Precisa de ajuda?